Aula 3 | Como Dar Início à Criação Bilíngue com Crianças entre 7 e 10 Anos
Este curso estará disponível para você por tempo limitado.
play_button
Clique no link abaixo para avançar para a Aula 4

Resumo da Aula


Resumo da Aula: Como Dar Início à Criação Bilíngue com Crianças entre 7 e 10 Anos
Pontos Principais:

Introdução:

Bom dia e bem-vindos! Hoje vamos falar sobre como iniciar a criação bilíngue com crianças de 7 a 10 anos.

Contexto: Esta aula é parte de uma série de lives sobre criação bilíngue.

Sugestões Iniciais:

Estou trazendo sugestões para dar início à criação bilíngue, pois o começo geralmente é a parte mais difícil.

Já discutimos como iniciar a criação bilíngue com bebês de 0 a 2 anos e crianças de 3 a 6 anos em lives anteriores.

Avaliação da Família:

Cada família deve avaliar a pertinência das sugestões baseadas na idade dos filhos, no nível de inglês e no conhecimento prévio do idioma.

As sugestões visam facilitar o início e foram aplicadas por outras famílias ou são baseadas em minha experiência.

Transição de Idioma:

Crianças de 7 a 10 anos: Já são mais autônomas, independentes e têm um conhecimento avançado da língua materna.

Comunicação: Crianças dessa idade entendem 99,9% do que é dito em sua língua materna e não podem ter o idioma simplesmente trocado sem aviso.

Aviso e Acordo: É necessário avisar à criança que vocês vão aprender um novo idioma juntos, incluindo-a no processo de aprendizado.

Abordagem Lúdica:

Adaptação: Abordagens muito infantis, como personagens, podem não funcionar tão bem.

Incluir no Processo: Fazer cronogramas de estudo e incluir a criança no planejamento.

Interesses e Motivação:

Identificar Interesses: Perguntar à criança o que ela gostaria de aprender no novo idioma.

Incluir Irmãos: Se houver irmãos mais novos, incluir a criança mais velha no processo de aprendizagem do menor.

Exemplo: Envolver a criança de 7 a 10 anos ajudando a ensinar o irmão mais novo, criando um sentimento de responsabilidade e motivação.

Motivação da Família: Ter um propósito claro para aprender inglês, como viagens ou estudos, para motivar a criança.

Estratégia Prática:

Ferramentas e Materiais: Usar recursos como PDFs, roletas de brinquedos e frases prontas para criar jogos e brincadeiras.

Envolvimento: Deixar a criança mais velha preparar e aplicar as atividades, fortalecendo o aprendizado.

Aprendizado Eficaz: Ensinar outra pessoa é uma das formas mais eficazes de aprender.

Lições Formais:

Estudo Formal: Crianças de 7 a 10 anos podem se preparar para estudar formalmente a língua.

Rotina de Estudo: Separar 15 minutos diários para lições de inglês, jogos ou brincadeiras em inglês.

Aplicação Prática: Utilizar o que foi aprendido nas lições durante o dia, como usar nomes de frutas em inglês durante as refeições.

Quadro de Incentivo:

Fortalecimento da Vontade: Utilizar um quadro de incentivo para motivar a prática diária da língua.

Implementação: Criar um quadro ou sistema de carimbos para registrar os dias em que a criança praticou inglês, com prêmios ao final do mês.

Potinhos de Incentivo: Decorar potes relacionados ao objetivo de aprender inglês e mover palitinhos de um pote para outro como uma forma de registrar a prática diária, com recompensas ao final do período.

Próximos Passos para Implementar a Criação Bilíngue

Comunicação Inicial:

Introduza o conceito de aprender uma nova língua de forma lúdica e envolvente.

Utilize personagens ou elementos familiares para despertar o interesse da criança.

Criação de Ambientes e Rotinas:

Estabeleça um "english corner" ou utilize a estratégia de "Time and Place" para criar um ambiente propício ao aprendizado.

Gradualmente, expanda a prática do inglês para outros contextos da casa.

Interações Naturais:

Utilize o inglês em momentos cotidianos, evitando traduções diretas.

Utilize expressões corporais e gestos para facilitar a compreensão e a retenção das palavras.

Confirmação e Segurança:

Confirme positivamente quando a criança perguntar sobre palavras em inglês.

Utilize o método sanduíche de forma ocasional para ajudar na compreensão de conceitos abstratos.

Planejamento e Envolvimento:

Inclua a criança de 7 a 10 anos no planejamento e preparação das atividades de aprendizado.

Utilize ferramentas e materiais lúdicos para criar jogos e brincadeiras educativas.

Estudo Formal e Aplicação Prática:

Estabeleça uma rotina diária de estudo formal com lições curtas.

Incentive a aplicação prática do que foi aprendido durante o dia.

Sistema de Incentivo:

Crie um quadro de incentivo para registrar a prática diária do inglês.

Ofereça prêmios ou recompensas ao final do mês para motivar a criança.

Utilização de Ferramentas e Materiais:

Use recursos como PDFs, roletas de brinquedos e frases prontas para criar jogos e brincadeiras.

Deixe a criança mais velha preparar e aplicar as atividades, fortalecendo o aprendizado.

Participação em Comunidades:

Participe de comunidades de apoio e grupos de pais que compartilhem dos mesmos objetivos.